Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2005 - 15h32

Ex-presidente Clinton chega a Moçambique em campanha contra Aids

Publicidade

da EFE, em Maputo

O ex-presidente americano Bill Clinton iniciou neste domingo, em Moçambique, uma viagem que o levará a seis países da África subsaariana, onde visitará projetos de luta contra a Aids financiados pela fundação que leva seu nome.

Durante os dois dias em que permanecerá em Moçambique, Clinton será recebido pelo ministro da Saúde Pública do país, Ivo Garrido, e visitará hospitais especializados no tratamento de crianças contagiadas com o HIV e que desenvolveram a Aids.

A Fundação Clinton oferece assistência aos governos africanos para que estes desenvolvam e ponham em andamento programas de tratamentos contra a Aids, com ênfase especial na provisão de remédios anti-retrovirais às crianças infectadas com o HIV.

Segundo dados das autoridades de Maputo, 16% da população moçambicana, calculada em 18 milhões de habitantes, está contagiado com o HIV.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)informou em outubro passado que até o ano de 2010 a doença terá deixado um milhão de órfãos.

Além disso, o Unicef alerta que uma em cada cinco crianças morrerá em Moçambique antes de chegar aos cinco anos. As causas da tragédia são doenças como malária, infecções respiratórias, má nutrição e diarréia, que são exacerbadas pela Aids.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Aids na África
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página