Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2005 - 09h58

Violência deixa 120 mortos no Iraque; rebeldes voltam a atacar

Publicidade

da Folha Online

Após a série de atentados terroristas no fim de semana que deixou ao menos 120 mortos, insurgentes voltaram a atacar nesta segunda-feira na região central do Iraque. Ao menos oito pessoas --entre policiais e funcionários do governo-- foram assassinados nesta segunda-feira por grupos de rebeldes armados.

Durante o fim de semana, uma onda de atentados atingiu a cidade de Musayyib (sul), e também a capital. No sábado (16), um suicida explodiu um caminhão de combustível perto de uma feira lotada, matando 98 pessoas e deixando 75 feridos. Esse foi o ataque mais mortífero desde o anúncio da formação do novo governo iraquiano, em 28 de abril último.

Neste domingo, ataques em várias partes do país deixaram ao menos 22 mortos.

O Exército americano anunciou nesta segunda-feira a morte de quatro supostos insurgentes que estariam preparando o lançamento de morteiros na cidade de Tal Afar (norte). Um quinto suspeito foi morto por militares americanos em Mossul --próxima à Tal Afar-- durante um tiroteio.

Assassinatos

Rebeldes iraquianos realizaram nesta segunda-feira uma série de ataques isolados, tendo como alvo policiais iraquianos e membros do novo governo.

No distrito de Dora, na capital Bagdá, agressores atacaram um grupo de funcionários do Ministério do Comércio iraquiano, matando uma pessoa. Logo depois, a polícia encontrou --na mesma área-- um corpo ainda não-identificado, cravejado de balas.

Insurgentes realizaram nesta segunda-feira três ataques diferentes a leste e a sudeste de Bagdá, que deixaram quatro policiais iraquianos mortos, incluindo um coronel.

Um outro policial foi morto em um confronto entre membros das forças de segurança e rebeldes na cidade de Taji, ao norte da capital. Um coronel da polícia iraquiana foi assassinado enquanto dirigia seu veículo em Samarra, também ao norte.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página