Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2005 - 11h06

Rebeldes atacam forças de segurança na Tchetchênia e matam 13

Publicidade

da Folha Online

Rebeldes abriram fogo nesta terça-feira contra um ônibus que transportava membros da força de segurança da Tchetchênia e, logo em seguida, lançaram uma bomba contra um segundo veículo da segurança. Ao menos 13 pessoas morreram no ataque, incluindo uma criança, informaram as autoridades.

Um funcionário do Ministério do Interior russo, que preferiu não se identificar, disse à agência de notícias Associated Press que o ataque aconteceu no vilarejo de Znamenskoye (nordeste da Tchetchênia), e outras 18 pessoas ficaram feridas. Ainda não está claro quantos soldados foram atingidos pelo atentado, já que há civis entre as vítimas.

O ataque foi um dos mais mortíferos realizados por rebeldes tchetchenos nos últimos meses. Separatistas tchetchenos e forças russas entraram em conflito no ano de 1999, e o vilarejo de Znamenskoye geralmente sofre com ataques rebeldes.

Em 2003, um ataque com caminhão-bomba contra um prédio do governo no vilarejo, em maio de 2003, matou ao menos 60 pessoas.

A região está sob o controle das forças russas desde os primeiros meses da segunda guerra tchetchena, que eclodiu em 1999.

As forças russas se retiraram da Tchetchênia em 1996, quando a primeira guerra na região terminou. Soldados russos retornaram em 1999, e tomaram rapidamente o controle da região norte tchetchena.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página