Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2005 - 16h56

Furacão Emily causa fortes chuvas no sul do Texas

Publicidade

da Folha Online

A aproximação do furacão Emily provocou fortes chuvas no extremo sul do Texas nesta quarta-feira, causando cortes de energia elétrica e fazendo com que moradores da região aguardassem o término das tempestades em albergues.

No início da manhã desta quarta-feira, o centro do furacão estava próximo de San Fernando, no México, cerca de 136 km ao sul de Brownsville, com ventos de até 200 km/h.

AP
Mulher caminha após chuva causar fechamento de ponte em Brownsville, no Estado do Texas
Segundo o Centro Nacional de Furacões [NCH, na sigla em inglês], os ventos perderam força quando o Emily estava a caminho da região do baixo Rio Grande Valley, e no final da manhã desta quarta-feira a velocidade dos ventos em direção ao centro do furacão era de até 170 km/h.

O centro do furacão deve atingir o nordeste do México no final da tarde desta quarta-feira, segundo o NCH.

Até o momento, não houve relatos de mortos ou feridos no Texas, de acordo com Johnny Hernandez, do Departamento de Segurança Pública.

Albergues

A Cruz Vermelha estima que cerca de 4.000 pessoas deixaram suas casas e se abrigaram nos 14 albergues instalados no sul Texas.

"Por que correr riscos?", questionou Zulema Longoria, 43, uma das 160 pessoas que passaram a noite em uma escola primária transformada em abrigo.

Cindy Ruiz também se alojou em uma escola ao lado de 12 parentes, incluindo seu marido e oito crianças, e afirmou que a pior parte da noite foi quando a chuva atingiu seu momento mais intendo, pouco antes do amanhecer.

"Parecia que a escola toda viria abaixo", afirmou Ruiz, que se mudou há poucos meses com a família do de Iowa para o Texas. "Foi muito assustador", acrescentou.

Cerca de 13 mil pessoas ficaram sem eletricidade --metade delas na cidade de Harlingen, e o restante nas cidades de Port Isabel e South Padre, na costa do Estado, segundo Larry Jones, porta-voz da empresa AEP, que fornece energia elétrica ao Texas. O abastecimento deve voltar ao normal durante a tarde desta quarta-feira.

Ventos

Em Brownsville, outras 10 mil pessoas ficaram sem energia elétrica. Três barcos ficaram à deriva no golfo do México, mas os seus ocupantes foram resgatados a salvo, de acordo com o chefe da guarda costeira, Adam Wine.

Segundo o porta-voz do Departamento de Emergências, Jared Hockema, não houve relato de prejuízos materiais.

Javier Hurtado, um trabalhador da área de manutenção em um condomínio de luxo de South Padre Island afirmou que os ventos transformaram seu trajeto de 32 km de Los Fresnos, onde mora, ao seu local de trabalho, uma "verdadeira aventura".

"Está muito ruim para dirigir na estrada", disse. "Eu achei que teria que estacionar, porque estava ventando demais."

No final da manhã desta quarta-feira, o centro da tempestade estava localizada na costa nordeste do México, 120 km ao sul de Brownsville, e se movia em direção ao oeste a 16 km/h.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Emily
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página