Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2005 - 10h30

Especialista em segurança diz que incidente em Londres "não é sério"

Publicidade

da Folha Online

Shane Brighton, especialista em segurança do Instituto Real de Serviços Unidos, fundado por membros da monarquia do Reino Unido, e especializado em questões de segurança e defesa nacional e internacional, afirmou que o incidente ocorrido em Londres nesta quinta-feira, atingindo três estações do metrô e um ônibus "não é sério".

A polícia de Londres esvaziou e fechou nesta quinta-feira três estações de metrô, alegando uma série de "incidentes". Até o momento, há informações não-confirmadas de que uma explosão teria atingido um ônibus na região oeste da cidade, mas a polícia ainda está investigando.

"Não parece haver nenhuma informação substancial sobre explosões. O pior que pode ter ocorrido são explosões de pequeno porte, assustando as pessoas", afirmou Brighton.

Ele também disse que a falta de evidências claras sobre "explosões substanciais" pode ser uma tentativa de causar pânico por pessoas simpáticas às ideologias adotadas pelos suicidas, que teriam realizado os atentados após terem se envolvido com grupos extremistas islâmicos.

No último dia 7, quatro explosões em metrôs e ônibus deixaram 52 mortos, além dos quatro suicidas autores dos ataques. Outras 700 pessoas se feriram na ação.

As estações afetadas hoje são Warren Street, Shepherds Bush e Oval, no centro, sul e oeste da capital britânica, respectivamente. Vários carros de polícia estão no local. As linhas afetadas são Hammersmith e City, Victoria e Northern Lines. O restante das linhas funciona normalmente.

Outras informações dão conta que teria sido detectada fumaça saindo de pelo menos uma estação, mas esta informação também não foi confirmada.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Ouvi um "bang" e vi um homem correndo, diz passageira em Londres
  • Blair nega existência de vítimas em ataques a Londres e pede "calma"
  • Comissário de polícia de Londres diz que explosões foram "muito sérias"

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados na Europa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página