Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2005 - 18h40

Mentor de líder terrorista no Iraque é interrogado na Jordânia

Publicidade

da Folha Online

O mentor espiritual do líder da rede terrorista Al Qaeda no Iraque, Abu Musab al Zarqawi, está sendo interrogado por suspeita de conspirar para a realização de atos subversivos na Jordânia, afirmou um funcionário do governo.

Isam Mohammad Taher al Barqawi --também conhecido como xeque Abu Mohammed al Maqdisi-- foi preso no último dia 6 --uma semana depois de ter sido liberado da cadeia.

No dia da prisão, o vice-primeiro-ministro da Jordânia, Marwan Muasher, afirmou que Al Barqawi foi preso sob "a acusação de fazer contatos com grupos terroristas de fora da Jordânia" após ter sido solto.

O promotor militar coronel Mahmoud Obeidat decidiu manter Al Barqawi na cadeia por mais 15 dias para ser questionado por suspeita de conspiração para a realização de atos subversivos, segundo o funcionário do governo, que falou em condição de anonimato. Ele não forneceu mais detalhes nem revelou que atos seriam.

Mentor

Al Barqawi supostamente ensinou o radicalismo islâmico a Al Zarqawi, líder da Al Qaeda no Iraque. No entanto, horas antes de ser preso, Al Barqawi repreendeu os insurgentes por meio de um comunicado na internet, dizendo que os ataques suicidas deveriam ser reduzidos.

O pedido foi rejeitado por Al Zarqawi, que afirmou que os comentários de seu mentor poderiam dividir os combatentes islâmicos.

Nascido em Nablus, na Cisjordânia, Al Barqawi dividiu uma cela com Al Zarqawi, que é da tribo jordaniana Bani Hassan Bedouin, entre 1995 e 1999. Ambos foram soltos por anistia. Al Zarqawi depois foi ao Afeganistão e ao Iraque.

Al Barqawi foi preso por ter elaborado um plano terrorista contra israelenses e americanos durante celebrações na Jordânia. Ele foi absolvido por uma corte militar, que, posteriormente, o julgou por um segundo plano terrorista e o inocentou novamente, em outubro de 2004. Ele ficou preso por oito meses e foi solto no final de junho.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
    Leia o que já foi publicado sobre Al Zarqawi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página