Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2005 - 12h46

Polícia divulga imagens de suspeitos de ataques em Londres

Publicidade

da Folha Online

A polícia de Londres divulgou nesta sexta-feira imagens de quatro suspeitos de envolvimento nos ataques realizados ontem contra os sistemas de transporte da cidade. Um outro suspeito, morto nesta manhã por policiais na estação Stockwell (sul) "tem relação direta" com as explosões desta quinta-feira, informou o comissário Ian Blair.

Blair e o comissário assistente Andy Hayman participaram de uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, para divulgar os resultados das últimas investigações. Eles não esclareceram se o suspeito morto pela polícia é um dos homens que pode ter colocado as bombas em pontos do sistema de transporte londrino, ou se apenas tem uma relação indireta com os ataques.

As explosões aconteceram perto das 12h30 (8h30 desta quinta-feira, em Brasília) nos metrôs Warren Street (centro), Oval (sul), e Shepherd's Bush (oeste). Outro artefato explodiu em um ônibus que estava em Hackney Road, próximo à Columbia Road (leste), segundo Blair. Ninguém ficou ferido nos ataques.

O comissário também afirmou que os ataques de ontem "têm similaridades" com os atentados ocorridos no último dia 7, que atingiram três estações do metrô e um ônibus, deixando 52 mortos --além dos quatro suicidas autores da ação--e 700 feridos.

A polícia diz que as bombas --de fabricação caseira-- foram "parcialmente detonadas". As imagens, capturadas dos circuitos de TV do metrô e do ônibus, mostram quatro homens considerados suspeitos, nos locais das explosões.

Imagens

EFE
Fotos dos suspeitos, divulgadas pela polícia de Londres
Uma das imagens mostra um homem deixando a estação de Warren Street às 12h39 de ontem (8h39 desta quinta-feira, em Brasília). Ele estava vestindo roupas pretas.

Outra imagem exibe um jovem com uma blusa preta, onde está escrito "New York", correndo. Ele pode ter sido o responsável por deixar uma das bombas na estação Oval.

Na terceira imagem, a polícia mostrou um homem de meia-idade, usando uma camiseta da cor cinza, de pé dentro do ônibus número 26, onde outro artefato explodiu.

A quarta imagem divulgada pela polícia exibe um homem no metrô de Westbourne Park, às 12h21 de ontem (8h21 desta quinta-feira, no horário de Brasília). De acordo com os policiais, ele tomou o metrô até Shepherd's Bush, onde teria deixado a bomba.

Os policiais pediram para que os civis que tenham informações sobre as identidades dos suspeitos, entrem em contato direto com a polícia.

Stockwell

Nesta sexta-feira, a polícia britânica matou um homem na estação de estação de Stockwell (sul). Segundo o comissário Blair, ele estava "diretamente ligado" às explosões desta quinta-feira.

O suspeito foi morto após "não obedecer a ordens de policiais".

Segundo um porta-voz da Scotland Yard [polícia britânica] "após as 10h (6h de Brasília) agentes armados entraram na estação de Stockwell. Um homem foi detido e, subseqüentemente, levou tiros da polícia. Foi declarado morto no local".

O serviço em duas linhas do metrô --Victoria e Northern-- foi suspenso nesta sexta-feira pela manhã, a pedido da polícia metropolitana, após o ocorrido, e reiniciado tempos depois. A estação de Stockwell permanece fechada, e os trens passam direto por ela.

Segundo testemunhas citadas pelo jornal britânico "The Times", policiais à paisana seguiam um jovem asiático no metrô. Ele usava roupas pesadas de inverno, o que pode ser um indicativo de que carregasse consigo explosivos, e tentava embarcar na linha nordeste quando foi pego pela polícia.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados na Europa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página