Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2000 - 01h58

Ministro peruano anuncia eleições gerais em março de 2001

Publicidade

da France Presse
em Lima (Peru)

O ministro peruano de Justiça, Alberto Bustamante, anunciou ontem à noite que as novas eleições gerais serão realizadas em março de 2001.

As eleições foram convocadas no último sábado (16) pelo presidente Alberto Fujimori, depois da crise política causada pelo vídeo que mostra o assessor presidencial, Vladimiro Montesinos, entregando dinheiro para um deputado da oposição que passou a apoiar o governo.

Segundo o ministro, para realizar as novas eleições, o governo lançará nos próximos dias um pacote de medidas para torná-las viáveis.

Bustamante disse que, depois de uma análise detalhada, a possibilidade de um plebiscito, proposta pelo primeiro-vice-presidente Francisco Tudela, foi descartada.

Entre as medidas, está um projeto de lei para diminuir o período do mandato de Fujimori, que deverá ser aprovado em duas legislaturas ordinárias, de acordo com o que manda a constituição peruana para uma reforma constitucional.

Bustamante esclareceu que essa reforma será uma excessão e não servirá para outros mandatos presidenciais.

O ministro informou que a primeira legislatura ordinária será a que
acontece atualmente e que acaba em 15 de dezembro e a segunda poderá ser em janeiro. Por isso, avaliou que as novas eleições poderão ser realizadas em março do ano que vem. No caso do mandato dos atuais deputados, a duração seria até 28 de julho de 2001.

Bustamante revelou que hoje haverá um conselho de ministros que aprovará a maioria dos projetos de lei do pacote de medidas para convocar as eleições gerais.

O presidente Alberto Fujimori já declarou que não irá participar das eleições.


Leia texto do colunista Marcio Aith sobre o tema

Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página