Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2000 - 03h42

Temor de golpe no Peru abala mercados

Publicidade

das agências internacionais

A crise política no Peru e o temor de um golpe de Estado assustaram o mercado financeiro. Os títulos do país perderam mais de 4% de seu preço, a Bolsa caiu em 4,33% e a cotação da moeda peruana, o novo sol, sofreu uma desvalorização de 1%.

"Há muita volatilidade", disse um operador. Ele acrescentou que é muito arriscado dizer como se comportarão os investidores até que a situação
no Peru se estabilize.

A principal apreensão é que haja um golpe militar no país, apesar de as Forças Armadas terem afirmado informalmente que continuam a apoiar o presidente.

Esse é um receio que o presidente Alberto Fujimori vinha conseguindo afastar com sua campanha pela recuperação da confiança internacional na frágil economia do país.

A cotação da moeda peruana caiu para o seu nível mais baixo desde a eleição, em maio, que concedeu a Fujimori seu terceiro mandato consecutivo.

A Bolsa de Valores do Peru sofreu uma queda de 4,33%. "As coisas ficarão assim até que todas as dúvidas sejam satisfeitas. Um governo transitório terá de responder a questões como o que vai acontecer com os militares, com o Congresso e com as reformas a ser aprovadas", disse um outro operador da Bolsa.

Em Nova York, os títulos emitidos pelo governo peruano foram negociados com preço 4% menor. Operadores declararam que não viam perspectiva de recuperação no curto prazo.

Roleta

Investidores e operadores não quiseram fazer previsões detalhadas sobre o que deverá acontecer com a economia peruana nas próximas semanas.
"Você já apostou em roletas?", comparou, em Nova York, um negociador dos títulos da dívida peruana.

"Até que se veja alguma estabilidade política no Peru, não deverá haver muitos investidores. Eu compraria em alta, em vez de tentar aproveitar a baixa cotação", disse outro operador nova-iorquino.

Embora os índices mostrem inquietação nos mercados, alguns analistas estão otimistas.

Consultores de bancos de investimento afirmaram ontem ao diário peruano "La República" que um novo pleito é o passo fundamental que o país precisava para recuperar a confiança dos agentes financeiros.

Leia o texto do colunista Marcio Aith Fujimori jogou a toalha...na cabeça de FHC

Clique aqui para ler mais informações sobre o governo Fujimori na Folha Online.

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página