Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2005 - 14h07

Bush expressa apoio dos EUA ao Egito após atentados em Sharm el Sheikh

Publicidade

da Folha Online

O presidente norte-americano, George W. Bush, assinou nesta segunda-feira um livro de condolências na Embaixada do Egito nos EUA e disse que os responsáveis pelos atentados em Sharm el Sheikh, ocorridos na sexta-feira (22), "não têm coração".

Bush e sua mulher, Laura, foram à embaixada expressar sua simpatia pelo Egito. "Reiteramos nosso forte desejo de ficar ombro a ombro com o povo do Egito trazer a justiça aos responsáveis [pelos atentados]", disse Bush. "[Os atacantes] não têm coração. Não têm consciência. Não têm ideologia."

O embaixador egípcio nos EUA, Nabil Fahmy, disse que a visita do presidente Bush foi uma "mensagem forte" aos terroristas. "Continuamos a trabalhar em conjunto, resolutos, para lidar com essa calamidade e para, enfim, desenvolver um Egito que seja próspero, estável e seguro para todos", disse.

Ao menos 88 pessoas morreram com a explosão de carros-bomba em hotéis nas regiões de Sharm el Sheik e de Naama Bay, no mar Vermelho, em um dos piores ataques terroristas ao Egito.

Horas após os ataques, o grupo Brigadas Abdullah Azzam supostamente ligado à rede terrorista Al Qaeda, de Osama bin Laden, reivindicou a autoria das ações em um site islâmico.

De acordo com a polícia, ao menos dois carros-bomba explodiram quase que de forma simultânea, e atingiram diversos hotéis lotados de turistas e egípcios e estrangeiros. Além disso, uma outra bomba foi detonada quase no mesmo horário em um calçadão perto da praia onde turistas passeavam à noite.

Os atentados ocorreram por volta da 1h [19h de Brasília] e fizeram tremer janelas a cerca de um quilômetro de distância. Fumaça e fogo foram vistos em Naama Bay, um trecho de praia da península do Sinai que abriga dezenas de hotéis de luxo, bastante freqüentados por turistas israelenses.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões no Egito
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página