Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2005 - 18h32

Advogado de Saddam pede a Iraque que julgamento aconteça na Suécia

Publicidade

da Folha Online

Um dos advogados do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein afirmou nesta segunda-feira que pediu ao governo iraquiano a transferência do julgamento de seu cliente para a Suécia, devido a questões de segurança.

Giovanni di Stefano afirmou ter enviado um pedido por e-mail para o primeiro-ministro iraquiano, Ibrahim al Jaafari, e para outras autoridades, afirmando que é perigoso realizar o julgamento no Iraque.

Autoridades iraquianas negaram em ocasiões anteriores sugestões de transferência do julgamento para outros países.

No entanto, segundo di Stefano, o Iraque deve concordar em transferir o julgamento para fora do Iraque porque advogados de defesa e promotores devem se opor a permanecer um ano ou mais no país.

"Se eles querem manter um pouco de credibilidade, esta é a única solução. Dessa forma, se obtém não apenas um julgamento justo como um julgamento seguro", afirmou Di Stefano por telefone de Monte Carlo (Mônaco).

Crimes

Di Stefano -- um dos muitos advogados que representam Saddam-- entraram em contato previamente com o governo sueco em Estocolmo sobre a possibilidade de realizar o julgamento no país.

Segundo o advogado, o Ministério da Justiça sueco afirmou que o pedido deve vir do governo do Iraque ou da ONU (Organização das Nações Unidas). O Ministério não comentou o assunto nesta segunda-feira.

Saddam é acusado, entre outro crimes, do massacre de cerca de 150 xiitas na cidade de Dujail, em 1982. Os assassinatos teriam sido cometidos em represália a uma tentativa de assassinato contra Saddam.

O ex-ditador iraquiano e outros representantes do antigo regime são investigados por ao menos 12 acusações, que incluem uma violenta campanha, em 1987 e 1988, para retirar os curdos de áreas do norte do país e a violenta repressão a uma revolta xiita no sul do Iraque, em 1991.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre Saddam Hussein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página