Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2005 - 09h23

Sobe para 19 número de pessoas mortas por doença misteriosa na China

Publicidade

da EFE, em Pequim

Ao menos 19 pessoas morreram e outras 61 estão hospitalizadas na Província chinesa de Sichuan devido a uma doença ainda não-determinada, transmitida de animais para seres humanos, informou nesta terça-feira a agência de notícias chinesa Xinhua

Autoridades locais disseram nesta segunda-feira que a doença não está relacionada à gripe do frango, ou à Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), mas de uma doença causada por uma bactéria, e transmitida dos porcos aos seres humanos.

A bactéria é endêmica nos países que trabalham com a criação de porcos, e pode ser transmitida para os seres humanos em fazendas, abatedouros e zonas similares.

Embora o Ministério da Saúde chinês assegure que não foram registrados casos de transmissão da citada bactéria entre humanos, as autoridades proibiram como medida de precaução a exportação de carne de porco e derivados das localidades de Ziyang e Neijiang, as mais afetadas, informou hoje o jornal "China Daily".

Os casos foram originados em fazendas de porcos e ovelhas de 17 localidades do distrito de Yanjiang (especialmente na localidade de Ziyang), onde a princípio se informou de 20 casos de camponeses com febre alta, fadiga, náuseas, vômitos e hemorragias.

Os afetados não trabalhavam no mesmo lugar, mas em fazendas e estábulos de mais ou menos 20 aldeias diferentes, segundo a agência Xinhua.

A China é o maior produtor de carne de porco no mundo, embora a falta de padrões internacionais de segurança alimentícia e as atuais medidas protecionistas do setor criador de gado mundial impeçam a saída de grande parte dessa produção para os mercados estrangeiros.

A liberação do comércio desse setor, um dos principais objetivos fixados atualmente pela Organização Mundial do Comércio (OMC), pode transformar a China na grande dominadora do mercado mundial no futuro, caso melhore as medidas sanitárias de suas fazendas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre doenças misteriosas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página