Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2005 - 13h29

Rebeldes divulgam vídeo exibindo argelinos seqüestrados no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Um vídeo atribuído a Al Qaeda no Iraque --grupo terrorista comandado pelo jordaniano Abu Musab Al Zarqawi-- foi exibido pela rede de TV Al Arabiya (Dubai) nesta terça-feira, mostrando imagens de dois homens que se identificam como sendo os diplomatas argelinos seqüestrados no Iraque, Ali Belaroussi e Azzedine Belkadi.

A divulgação do vídeo acontece horas depois da publicação de um comunicado, postado em um site islâmico, em que rebeldes anunciam a "sentença de morte" dos dois diplomatas argelinos.

Um dos homens, que se identifica como Belaroussi --que era o chefe da missão diplomática da Argélia no Iraque-- diz "Eu moro na capital Argel". O outro homem apenas diz se chamar Belkadi. Ambos aparecem vendados nas imagens, e nenhum seqüestrador é filmado.

O comunicado que acompanha o vídeo diz que as "confissões" dos dois diplomatas serão divulgadas "em breve".

Os dois diplomatas --Ali Belaroussi e Azzedine Belkadi-- foram seqüestrados por rebeldes na quinta-feira (21), junto a um motorista iraquiano, na capital iraquiana, Bagdá, segundo a polícia e autoridades da Argélia.

Texto

O texto postado na manhã desta terça-feira, assinado por Abu Maysara, conhecido por ser uma espécie de porta-voz do grupo terrorista, diz que "a corte da Al Qaeda no Iraque decidiu levar adiante o veredicto de Deus contra os dois diplomatas do governo apóstata da Argélia (...) e ordenou que eles fossem mortos".

"Esse será o destino dos diplomatas e representantes dos governos infiéis", afirma o anúncio, que não informa o estado atual dos dois argelinos. Nesta segunda-feira, o Ministério iraquiano do Interior divulgou a informação de que duas pessoas foram detidas para serem interrogadas sobre o seqüestro.

Nesta segunda-feira, a rede de TV Al Jazira (Qatar) divulgou um vídeo mostrando imagens de vários documentos pertencentes aos dois diplomatas.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre seqüestros no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página