Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2005 - 14h33

Crimes no metrô de Nova York diminuem após ataques em Londres

Publicidade

da Folha Online

O número de crimes no metrô de Nova York caíram 22,6% em julho, com o aumento da segurança após os atentados contra o sistema de transportes em Londres, na Inglaterra, no dia 7 deste mês, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela polícia nova-iorquina.

Neste mês, foram registradas 171 ocorrências no sistema metroviário de Nova York, contra as 221 registradas em julho do ano passado. Desde o início do ano, no entanto, o número de ocorrências cresceu 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2004.

O recuo de julho foi atribuído à decisão de aumentar as patrulhas policiais e de instituir revistas aleatórias de bagagens dos passageiros.

Na sexta-feira, a polícia de Nova York começou a realizar revistas aleatórias em mochilas de pessoas que se dirigiam a estações do metrô, como parte do reforço na segurança iniciado no sistema de transportes da cidade após os ataques a bomba realizados em Londres.

O sistema de metrô de Nova York transporta uma média diária de 4,5 milhões de pessoas, tem mais de 450 estações, que, na maioria, tem vários acessos. A polícia já vinha considerando instituir a revista em mochilas de quem se dirige ao metrô há três anos.

"Vivemos em um mundo onde, infelizmente, esses tipos de medidas de segurança são necessárias", disse então o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. "[As revistas] são intrusivas? Sim, um pouco. Mas estamos tentando encontrar um equilíbrio."

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados na Europa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página