Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2005 - 08h03

Fidel Castro diz que "não vai tolerar" provocações dos EUA

Publicidade

da EFE, em Havana

O presidente de Cuba, Fidel Castro, acusou nesta terça-feira os Estados Unidos de dirigirem a dissidência interna cubana, e advertiu que o "povo" não tolerará "atos de provocação" de "mercenários e traidores", em referência à resistência dos dissidentes contra o seu governo.

Durante seu discurso por ocasião do Dia da Rebeldia Nacional, que marca o início da revolução cubana, Castro se referiu aos incidentes registrados nos últimos dias entre grupos pró-governistas e dissidentes, aos quais se referiu como "mercenários e traidores" a serviço dos Estados Unidos.

"A anunciada dissidência ou suposta dissidência em Cuba não existe mais que na mente (...) da máfia de Miami e dos burocratas dos EUA", afirmou.

Castro falou dos incidentes dos dias 13 e 22 de julho.

"Desta vez, o povo, indignado com tão desavergonhados atos de traição, intercedeu com suas expressões de fervor patriótico e não permitiu que um só mercenário se movimentasse", disse Castro, em alusão às mobilizações de "reafirmação patriótica", ocorridas no último dia 22, quando vários dissidentes foram impedidos de participar.

O governante cubano, interrompido várias vezes por aplausos e gritos, atacou o chefe da Seção de Interesses dos EUA em Havana, James Cason.

Esse "personagem grotesco", afirmou, seguiu instruções de funcionários americanos que "ultrapassaram os limites da mais elementar decência e levaram a cabo insólitas provocações dentro de nosso país".

"Os chefes da Seção de Interesses assumiram diretamente a chefia dos grupos mercenários, aos quais, por diversas vias e pretextos, fornecem elevadas receitas", denunciou.

Cerca de 5.000 pessoas assistiam ao ato encabeçado por Castro em Havana em comemoração ao assalto ao quartel Moncada que marcou o início da revolução que levou-o ao poder em 1959.

Leia mais
  • EUA podem intervir no Brasil, diz Fidel Castro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Fidel Castro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página