Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2005 - 14h10

Casa Branca apóia decisão da Nasa de suspender missões

Publicidade

da EFE, em Washington

A Casa Branca apoiou nesta quinta-feira a decisão da Nasa de suspender as missões dos ônibus espaciais até que esteja resolvido o problema de desprendimento de material isolante nos tanques de combustível dos veículos durante as decolagens.

O porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, disse que "os especialistas da Nasa estão tomando as decisões que acreditam ser as melhores". "A mentalidade da Nasa está concentrada na segurança, o mais importante de tudo", acrescentou McClellan.

O ônibus espacial Discovery se acoplou hoje sem incidentes à Estação Espacial Internacional, dois dias após o lançamento no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida).

Durante a decolagem da Discovery, na terça-feira, um pedaço de espuma isolante do tanque de combustível externo se desprendeu. O Discovery não sofreu danos, mas os engenheiros da Nasa ficaram preocupados e decidiram suspender as missões novamente até que consigam resolvê-lo.

A missão do Discovery é a primeira desde que o Colúmbia se desintegrou ao voltar à Terra em março de 2003.

Uma investigação concluiu que um pedaço da espuma protetora desprendido na decolagem tinha batido em uma asa e aberto uma fissura. Gases inflamáveis vazaram e começaram a entrar em combustão quando o Colúmbia entrou em contato com a atmosfera terrestre ao iniciar as manobras de aterrissagem.

Leia mais
  • Nasa investigará suposta perda de material do Discovery
  • Ônibus espacial Discovery é lançado com sucesso pela Nasa
  • Veja quem são os sete tripulantes do Discovery

    Especial
  • Veja galeria de fotos do lançamento do Discovery
  • Leia cobertura completa sobre o lançamento do Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página