Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2000 - 09h50

Fujimori visita quartel general do Exército

Publicidade

da Reuters
em Lima (Peru)

O presidente peruano Alberto Fujimori visitou hoje o quartel-general do Exército, conhecido como "Pentagonito", após se reunir com seus ministros.

O líder peruano, que permaneceu isolado no palácio presidencial desde o surpreendente anúncio do último sábado (16), no qual afirmou que iria antecipar as eleições presidenciais e que não concorreria mais ao cargo, chegou ao quartel-general pouco depois da 1h (23h de ontem em Brasília).

Vladimir Montesinos, ex-aliado do presidente e ex-chefe do serviço secreto do país, não foi visto no local. Fujimori parece ter rompido com seu subordinado devido a um escândalo de corrupção envolvendo-o.

O comboio presidencial voltou para o palácio cerca de 15 minutos depois, mas não se sabia com certeza se Fujimori estava nele. O dirigente peruano costuma visitar o quartel-general do Exército. Mas os passos dele agora vêm sendo observados de perto, devido a temores de um novo período de instabilidade no país.

A decisão de Fujimori de livrar-se de Montesinos, seu principal assessor há mais de uma década, foi tomada após uma estação de TV mostrar um vídeo no qual o ex-chefe de segurança do Peru aparecia subornando um congressista da oposição.

O paradeiro do ex-aliado continua desconhecido. O ministro da Justiça do país, Alberto Bustamante, negou que Montesinos tivesse sido detido, como haviam divulgado alguns meios de comunicação.

A oposição exige a prisão do ex-chefe dos serviços secretos antes de discutir a realização de novas eleições, que, segundo Bustamante, poderiam ocorrer em março de 2001. O novo presidente seria empossado em julho.


Leia texto do colunista Marcio Aith sobre o tema

Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página