Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2005 - 10h33

Ataque suicida na fronteira do Iraque com a Síria mata 25

Publicidade

da Folha Online

Ao menos 25 pessoas morreram e outras 35 ficaram feridas em um ataque suicida ocorrido na cidade de Rabiah, localizada a dez quilômetros da fronteira do Iraque com a Síria, e próxima a Mossul (norte do Iraque). O atentado aconteceu no momento em que um grupo de recrutas iraquianos se preparava para iniciar um treinamento, informou a polícia.

O suicida se infiltrou no meio dos recrutas, e detonou os explosivos que trazia presos à cintura.

De acordo com o general Saeed Ahmed, guardas que faziam a segurança do campo de treinamento onde ocorreu o atentado permitiram que o suicida entrasse no local.

Nesta terça-feira, a revista americana "Time" publicou uma reportagem afirmando que o Pentágono [comando militar americano] divulgou um relatório ao Senado americano afirmando que "insurgentes se infiltraram" nas forças de segurança iraquianas.

O texto diz que "é preocupante a infiltração de supostos terroristas ou de insurgentes" nas forças de segurança do Iraque, e que os candidatos aos postos da polícia não estão preparados. Muitos "apenas sabem ler", apresentam problemas físicos ou têm antecedentes criminais.

Captura

O Exército americano informou nesta sexta-feira que o suposto novo chefe da Al Qaeda no Iraque --organização terrorista comandada pelo jordaniano Abu Musab al Zarqawi-- em Mossul, foi capturado pelas tropas americanas nas proximidades da cidade.

Segundo o comunicado, Amar Hussein Hassan, conhecido como Amar Abu Baraa, foi detido nesta quarta-feira nas operações e inspeções de segurança realizadas em várias zonas de Mossul.

Hassan teria substituído Mohammed Khalaf --também conhecido como Abu Talha-- que foi capturado no mês passado, de acordo com o Exército.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Mossul
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página