Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2005 - 15h23

Alemão é condenado a 12 anos por colocar bomba em estação de trem em 2003

Publicidade

da Folha Online

O agente imobiliário alemão Ulrich Vogel, 64, foi condenado a 12 anos de prisão nesta sexta-feira por tentativa de homicídio, após ter deixado uma pasta com uma bomba dentro de uma estação de trem em Dresden (leste da Alemanha).

Vogel foi condenado também por extorsão e por tentativa de atentado a bomba. O advogado dele disse que tentará apelar da sentença na Justiça.

O agente imobiliário admitiu ter colocado a bomba em uma plataforma da principal estação de trem da cidade no dia 6 de junho de 2003. A polícia desarmou a bomba antes que esta explodisse, mas alegou que se houvesse uma explosão, muitos passageiros poderiam ser mortos ou feridos.

Vogel também era corretor financeiro e confessou que a bomba era uma tentativa de forçar o alemão Deutsche Bank a emprestar-lhe 110 milhões de euros (R$ 318,5 milhões) para que ele pudesse pagar débitos.

A polícia conseguiu localizá-lo através de uma carta que ele enviou ao banco (com carimbo do mesmo dia em que a bomba foi encontrada), ameaçando deixar uma bomba semelhante na sede da instituição. A Justiça alemã disse estar convencida de que Vogel fabricou a bomba sozinho.

Ele escapou da sentença de prisão perpétua em parte porque ninguém se feriu no incidente e em parte porque o tribunal entendeu que o diagnóstico de câncer que Vogel recebeu em 2000 e o intenso tratamento com medicamentos a que foi submetido afetou sua personalidade.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados na Alemanha
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados na Europa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página