Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2000 - 12h23

Presidente russo aprova plano para recuperar corpos no Kursk

Publicidade

da Reuters
em Moscou

O presidente russo Vladimir Putin aprovou hoje uma controvertida operação para recuperar os corpos dos 118 marinheiros mortos no naufrágio do submarino nuclear Kursk.

O vice-primeiro-ministro Ilya Klebanov, que lidera a comissão do governo encarregada de investigar o acidente, afirmou, após se reunir com Putin, que a operação para trazer os corpos à superfície seria iniciada no próximo mês.

Autoridades militares e civis russas enfrentam críticas da opinião pública devido ao modo como administraram as tentativas de resgate da tripulação do Kursk, um dos mais modernos submarinos russos. A embarcação, atualmente a 108 metros de profundidade no mar de Barents, afundou após uma grande explosão.

"O presidente anunciou sua decisão (de resgatar os corpos) em um encontro com os parentes dos tripulantes mortos", disse Klebanov a uma TV do país.

Em uma tentativa de acalmar a opinião pública, Putin e outras autoridades prometeram logo depois do desastre tentar recuperar os corpos antes da operação, no próximo ano, para trazer o submarino para águas mais rasas.

Na semana passada, Klebanov afirmou que a explosão havia sido tão forte que alguns dos corpos deveriam estar bastante desfigurados. O vice-premiê deu sinais então de que a operação poderia ser cancelada.

Mas o encontro de hoje parece ter colocado fim às dúvidas sobre se a tentativa de resgate dos corpos seria ou não levada a cabo.


Leia mais sobre o acidente com o submarino russo

Análise: Kremlin tenta salvar um novo naufrágio, o da imagem política de Putin


Leia comentário de Clóvis Rossi
na Pensata

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página