Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2000 - 12h28

Ex-chefe de polícia secreta de Pinochet era agente da CIA

Publicidade

da France Presse
em Washington

O ex-chefe da polícia secreta chilena (Dina) durante o regime de Pinochet, Manuel Contreras, acusado de organizar o assassinato em 1976 do ex-chanceler chileno Orlando Letelier em Washington, era um agente informante da CIA (agência de inteligência norte-americana).

Segundo um informe enviado ao Congresso dos EUA, elaborado com documentos fornecidos pela CIA a pedido do Congresso e obtido hoje pela agência de notícias "France Presse", a agência norte-americana iniciou seus contatos com Contreras em 1974.

Em 1973, o golpe de Estado do general Augusto Pinochet derrubou o presidente chileno Salvador Allende e instaurou a ditadura no país.

A CIA reconhece que manteve relações com Contreras até 1977, um ano depois que o ex-chefe da polícia secreta chilena e seu adjunto, o brigadeiro Pedro Espinoza, organizaram o assassinato de Letelier com uma bomba, também matando a assistente de Letelier, Ronni Moffitt.

"Durante o período entre 1974 e 1977 a CIA manteve contato com Contreras, que depois adquiriu notoriedade por causa de seu envolvimento nas violações dos direitos humanos", indica o documento.


Leia mais sobre o caso Pinochet na Folha Online

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página