Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2005 - 21h16

Avião americano que leva ajuda a submarino decola em base dos EUA

Publicidade

da Folha Online

O avião de carga americano que transporta material especializado para liberar os sete tripulantes russos presos em um minissubmarino em Kamchatka (extremo oriental da Rússia), decolou nesta sexta-feira de uma base naval da Califórnia (oeste), informou um porta-voz da Marinha.

O avião C-5 transporta dois robôs submarinos de tipo Scorpion e uma equipe de trinta pessoas que irão ajudar no resgate. A viagem deve durar 10 horas até Petropavlosk, onde um barco levará os equipamentos até o local de operações, segundo a porta-voz Lisa Brackenbury.

Os Super Scorpion estão equipados com câmeras e dois braços automáticos que podem levantar, cada um, 120 quilos. Além disso, contam com tesouras capazes de cortar cabos de até 2,5 cm de espessura.

A Rússia pediu, nesta sexta-feira, ajuda aos Estados Unidos e a outros países no resgate. O Japão já enviou quatro navios de guerra para tentar salvar a tripulação, que está presa desde esta quinta-feira.

Resgate

Segundo o almirante Victor Fedorov, comandante da Frota do Pacífico da Rússia, o minissubmarino está preso aos cabos de uma antena de vigilância, o que complica o resgate, já que as equipes terão 'que erguer não só o minissubmarino mas todo o sistema'.

"A antena está presa ao fundo do mar por uma âncora de 60 toneladas. Para que a imersão seja possível, é necessária a explosão da âncora, para retirar o sistema do oceano", afirmou o almirante.

De acordo com Fedorov, a tripulação presa no submarino passa bem. "Acabamos de receber um comunicado do submarino. Os tripulantes se encontram bem", afirmou. De acordo com o almirante, as reservas de oxigênio são suficientes para ao menos 18 horas. Anteriormente, ele havia afirmado que o oxigênio duraria dois dias.

A temperatura a bordo do submarino é de apenas 5 graus centígrados, mas os tripulantes possuem trajes térmicos.

Com agências internacionais

Especial
  • Veja galeria de imagens sobre o acidente com o minissubmarino
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes com submarinos
  • Leia o que já foi publicado sobre o submarino Kursk
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página