Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2005 - 10h31

EUA detêm 131 supostos rebeldes na capital do Iraque

Publicidade

da EFE, em Bagdá
da Folha Online

O Exército americano deteve 131 suspeitos de participar de ataques contra soldados das forças de coalizão no Iraque, na capital do país, Bagdá, segundo informações dos militares divulgadas neste sábado, que não informaram quando ocorreram as prisões.

Desde meados de julho passado, os americanos fazem uma operação de segurança em Bagdá e arredores, com o objetivo de impedir ações de insurgentes que, segundo o Exército, estão concentrados na capital e no oeste do Iraque.

O comando militar comunicou, além disso, que a operação Golpe Rápido, iniciada na quarta-feira (3) na Província de Al Anbar (oeste), próxima à fronteira com a Síria, prossegue neste sábado, apesar de os soldados enfrentarem "resistência", de acordo com o Exército.

Insurgência

De acordo com fontes militares, os insurgentes atacaram os soldados com maior intensidade em Al Haqlaina, localizada em Al Anbar. O Exército destruiu vários edifícios locais, supostamente usados pelos rebeldes como esconderijos.

Na cidade de Haditha --também localizada em Al Anbar, e onde o Exército também faz uma ofensiva-- sete civis ficaram feridos em ataques aéreos americanos contra algumas zonas da cidade.

Na ofensiva Golpe Rápido participam por volta de 800 marines (fuzileiros navais) e 180 soldados das forças de segurança iraquianas, apoiados por aviões militares e helicópteros de combate.

A operação americana a oeste do Iraque foi iniciada depois que o Exército dos EUA sofreu uma baixa com a morte de 14 marines na explosão de uma bomba em Haditha.

Mais ataques

Apesar da investida americana, fontes policiais anunciaram que três civis iraquianos ficaram feridos neste sábado, depois que um soldado atirou contra um rebelde que se aproximava de um comboio militar americano na capital Bagdá, dirigindo um carro-bomba. O veículo explodiu na hora.

Logo depois, a explosão de outro carro-bomba causou a morte de dois policiais iraquianos ao sul da capital.

Na Província de Babil, ao sul da capital, outro carro-bomba explodiu perto de um posto da polícia iraquiana, matando mais dois policiais iraquianos e ferindo outros três.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  • Leia o que já foi publicado sobre a Província de Al Anbar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página