Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2005 - 10h57

Membros do submarino russo escreveram cartas de despedida

Publicidade

da Folha Online

Os sete tripulantes do minissubmarino russo, que ficaram presos por três dias a 190 metros de profundidade no oceano Pacífico, escreveram cartas de despedida a seus familiares e racionaram reservas de pão e água.

As mulheres dos tripulantes do minissubmarino AS-28 leram nesta segunda-feira as cartas e decidiram guardá-las como recordação do que poderia ter se transformado na segunda tragédia do gênero na Rússia. Em 2000, o submarino nuclear Kursk afundou no mar de Barents, matando os 118 homens a bordo. O acidente abalou a imagem da governo russo, acusado de negligência no salvamento.

Reuters
Tripulantes do submarino russo AS-28, que foram resgatados ontem
Os tripulantes do AS-28 escreveram as cartas na quinta-feira (4), poucas horas depois de o submarino fica preso à rede de cabos de vigilância costeira que o grupo tentava consertar a cerca de cem quilômetros do litoral da península de Kamchatka (Rússia).

Devido à falta de provisões, os tripulantes se viram obrigados a beber entre três e quatro goles de água por dia e a comer migalhas de pão seco.

Com o propósito de economizar energia e oxigênio, os tripulantes também tiveram de reduzir ao mínimo a despesa de eletricidade e se mantiveram deitados no chão a uma temperatura de cerca de cinco graus.

Após o resgate, feito neste domingo com a ajuda de robôs britânicos, todos foram examinados por equipes médicas, que detectaram apenas resfriados. De um modo geral, o estado de saúde do grupo é ótimo.

Na reunião com o ministro da Defesa russo, Serguei Ivanov, os sete tripulantes mostraram disposição para continuar na Marinha.

Ivanov enalteceu a "o valor e a resistência" dos tripulantes e lhes ofereceu férias, assim como a possibilidade internação nos melhores hospitais da Rússia, se isso for necessário.

Com EFE

Especial
  • Veja galeria de imagens sobre o salvamento do minissubmarino
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes com submarinos
  • Leia o que já foi publicado sobre o submarino Kursk
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página