Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2000 - 14h47

Pesquisa revela que vice de Fujimori venceria hoje eleições no Peru

Publicidade

da France Presse
em Lima (Peru)

France Presse

Vice de Fujimori,
Francisco Tudela (à esq.)
A empresa Apoyo divulgou hoje a primeira pesquisa de opinião sobre o anúncio de novas eleições no Peru feito pelo presidente Alberto Fujimori no último sábado (16).

Segundo a pesquisa, o candidato que deve substituir Fujimori no poder com melhor imagem é o vice-presidente, Francisco Tudela, que tem apoio de 41% da população. Na oposição, os votos estão divididos: 23% ficam com Fernando Olivera, 22% com Alejandro Toledo, 15% com Luis Castañeda e 13% com Alberto Andrade.

Para fazer o estudo 423 pessoas foram entrevistadas ontem em Lima (capital do Peru). A margem de erro da pesquisa é de 5%.

A pesquisa revela ainda que 85% são a favor de que o pivô da crise que levou ao anúncio, o ex-chefe do serviço de inteligência Vladimiro Montesinos, seja processado.

Apenas 10% dos entrevistados acreditam que Montesinos - cujo paradeiro é desconhecido - pode sair do país. Os 5% restantes não têm opinião sobre o assunto.

A maioria dos entrevistados (61%) aprovam a desativação do Serviço de Inteligência Nacional, que foi dirigido por Montesinos. Além disso, 75% estão de acordo com a convocação de novas eleições em breve e 64% com a decisão de Fujimori de não participar dela.

Mais de dois terços dos entrevistados (68%) acreditam que cada partido deverá apresentar seu candidato para as eleições antecipadas, enquanto 28% afirmaram aceitar um governo de unidade nacional com candidatura única.

A atual composição do Congresso deveria ser desfeita, segundo 53% dos entrevistados. Entretanto, na opinião de 18% deles tudo deveria continuar como está. Para 26% aqueles que passaram da oposição para o partido do governo devem ser expulsos do Parlamento.

A renúncia do gabinete ministerial é pedida por 52% das pessoas escutadas, enquanto 41% preferem que o gabinete seja mantido.

A pesquisa Apoyo comprova igualmente o descrédito na imagem do Tribunal Nacional Eleitoral e do Gabinete Nacional de Processo eleitorais, ao revelar que 81% dos entrevistados considera que seus quadros devam ser completamente renovados.


Leia texto do colunista Marcio Aith sobre o tema

Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página