Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2005 - 11h18

Bin Laden está a caminho do Iraque, diz site de Israel

Publicidade

da Folha Online

O chefe da rede terrorista Al Qaeda, Osama Bin Laden, estaria se preparando para ir ao Iraque, segundo informações do site israelense "Debka" --especializado em assuntos ligados a inteligência.

De acordo com o comunicado, a informação teria vindo de "comunicações eletrônicas em códigos" entre membros da Al Qaeda no Oriente Médio, através de "sites restritos".

Reuters
Osama bin Laden, terrorista saudita líder da Al Qaeda
As informações dão conta que Bin Laden teria "saído do seu esconderijo no Afeganistão e estaria a caminho do Iraque".

Segundo o "Debka" , Bin Laden decidiu mudar de lugar devido aos insistentes pedidos do chefe das operações da organização terrorista no Iraque, o jordaniano Abu Musab al Zarqawi --principal inimigo dos EUA em liberdade no Iraque. Por sua captura, o Pentágono oferece US$ 25 milhões.

O chefe da Al Qaeda deve chegar ao Iraque, segundo o site israelense, no inicio do Ramadã [mês sagrado dos muçulmanos], na segunda metade de setembro, e a sua chegada marcaria uma grande ofensiva da rede terrorista contra militares norte-americanos.

Ainda de acordo com o site israelense, Al Zarqawi teria dito que Bin Laden estará mais seguro no Iraque do que no Afeganistão. Especialistas do "Debka" disseram que a mensagem é mesmo de autoria de Al Zarqawi.

Se Bin Laden realmente pretende estar no Iraque em meados de setembro, ele deve ter partido há pouco tempo ou estar pronto para sair do Afeganistão, informa o site, acrescentando que uma das opções de caminho seria cruzar o Paquistão e a Província de Baluquistão [vizinha do Paquistão] para entrar pela fronteira do Iraque.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Osama bin Laden
  • Leia o que já foi publicado sobre Abu Musab al Zarqawi
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página