Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2005 - 22h51

Bush diz entender protesto de mãe de soldado morto no Iraque

Publicidade

da EFE

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, falou pela primeira vez nesta quinta-feira sobre o protesto contra a guerra no Iraque feito pela mãe de um soldado morto no conflito, em frente ao rancho de Crawford, e disse que entende e lamenta o que aconteceu a ela.

"Entendo a senhora (Cindy) Sheehan", disse o presidente dos EUA, em entrevista coletiva em seu rancho de Crawford, onde a mulher de 48 anos iniciou, no último sábado (6) , uma vigília em protesto pela morte de seu filho Casey, apenas cinco dias após ter chegado ao Iraque.

Morry Gash/AP
George W. Bush, presidente dos Estados Unidos
"Ela tem todo o direito do mundo de dizer o que acha. Isto são os EUA. Ela tem o direito de manter esta posição", afirmou Bush, acrescentando ter pensado "longamente" sobre o pedido da mulher de retirar as tropas do Iraque, embora seja uma idéia que não compartilha.

As declarações foram as primeiras de Bush sobre o caso, que está atraindo a atenção do país.

Cerca de cem pessoas se uniram à causa de Cindy Sheehan nas imediações do rancho do presidente americano, gritando lemas como "W. matou seu filho" e frases que pedem o fim da guerra.

Bush disse que entende sua posição e a dos que defendem a retirada imediata do Iraque, mas se mostrou convencido de que "seria um erro para a segurança deste país", uma traição para o povo iraquiano e um sinal "terrível" para os terroristas.

"Compreendo a angústia que alguns sentem pelas mortes que estão ocorrendo" no Iraque, disse Bush, afirmando que "pensei em seu pranto e seu sincero desejo de reduzir a perda de vidas retirando nossas tropas", mas "simplesmente estou em total desacordo".

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página