Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2005 - 16h06

Washington propõe projeto escrito de Constituição iraquiana

Publicidade

da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos propuseram um projeto escrito de Constituição aos dirigentes iraquianos, que atualmente discutem os últimos retoques antes da data limite, segunda-feira, para que o texto seja entregue ao Parlamento. A informação, do "The Washington Post", cita membros da comissão de redação da Carta Magna.

"Os americanos dizem que não vão intervir, mas o fizeram profundamente", informou o deputado curdo Mahmud Osmane ao jornal americano.

Osmane também ressaltou que se reuniu com altos funcionários dos Estados Unidos na quinta e na sexta-feira, próximo da data limite de 15 de agosto fixada para a apresentação da Constituição ao Parlamento.

"Eles nos enviaram um projeto detalhado, quase uma versão completa da constituição. Procuram conseguir compromissos de diversos grupos", acrescentou.

"Os americanos estão mais interessados do que nós na Constituição, os próprios iraquianos, porque prometeram à população que ela estaria pronta no dia 15 de agosto", concluiu Mahmud Osmane.

O texto provisório, que está atualmente em vigor, estipula que o novo projeto seja enviado ao Parlamento no mais tardar até segunda-feira, para ser então aprovado em referendo em meados de outubro. As eleições legislativas estão previstas para dezembro.

O bom andamento deste processo democrático é considerado uma condição para a retirada de parte dos 140.000 soldados americanos presentes no Iraque.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página