Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2005 - 21h49

Atraso em Carta iraquiana "não ajuda" combate a rebeldes, diz Rumsfeld

Publicidade

da Folha Online

O secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, afirmou nesta terça-feira, em visita ao Paraguai, que o atraso na definição da nova Constituição iraquiana "não ajuda" no combate aos insurgentes no país.

"Eu acho que o atraso não ajuda", afirmou Rumsfeld, ao ser perguntado se o adiamento poderia fortalecer a insurgência.

Rumsfeld afirmou ainda que "o mais cedo que a Constituição for definida, menos iraquianos devem morrer, e menos americanos ou soldados das tropas de coalizão devem morrer."

No entanto, o secretário afirmou que o adiamento não deve prejudicar a realização do referendo sobre a Carta-- previsto para acontecer em 15 de outubro.

"Eu estou confiante de que os iraquianos irão votar por uma nova Constituição em 15 de outubro, conforme o planejado", disse Rumsfeld aos repórteres, a bordo de um avião a caminho do Paraguai, que marca o início de sua visita à América Latina.

Os comentários de Rumsfeld sobre o assunto foram mais críticos que os do presidente dos EUA, George W. Bush, e da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, nesta segunda-feira, quando o adiamento foi anunciado pelo Parlamento em Bagdá. Bush minimizou o atraso e Rice afirmou "estar testemunhando a democracia em curso no Iraque".

Atraso

O prazo para a elaboração da nova Constituição terminaria nesta segunda-feira. Os iraquianos deveriam aprovar ou rejeitar a Carta em um referendo em 15 de outubro. As eleições de um novo governo estão previstas para acontecer em 15 de dezembro.

No entanto, o Parlamento iraquiano deu aos negociadores um prazo extra de uma semana para terminar o documento, depois de semanas de tentativas frustradas de acordo entre líderes xiitas, sunitas e curdos.

Washington vê o cumprimento do prazo como essencial para o estabelecimento de um Estado que possa combater a insurgência, permitindo que as tropas americanas possam voltar para casa.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a Constituição iraquiana
  • Leia o que já foi publicado sobre Donald Rumsfeld
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página