Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2005 - 08h38

Navios dos EUA sofrem tentativas de ataques na Jordânia

Publicidade

da Folha Online

Um soldado jordaniano morreu e outro ficou ferido no ataque com mísseis Katyusha que tinham como alvo dois navios americanos que estavam no porto jordaniano de Ácaba (mar Vermelho) nesta sexta-feira. A cidade portuária fica a cerca de 300 quilômetros da capital jordaniana, Amã.

Os projéteis acabaram não atingindo o alvo determinado, e caíram em um depósito militar --onde estavam os militares atingidos--, um hospital, e no porto israelense de Eilat, mas não houve vítimas nesses locais.

Mísseis Katyusha --que foram utilizados nesse ataque-- são um tipo de armamento geralmente adotado por grupos de extremistas palestinos e também pelo Hizbollah [grupo extremista islâmico libanês que recebe apoio sírio e iraniano], em ataques contra Israel.

De acordo com autoridades locais, os ataques foram feitos de dentro de um depósito no porto alugado por quatro pessoas que dizem ser de nacionalidade egípcia e iraquiana.

Os ataques acontecem em um momento de grande tensão no Oriente Médio, marcado atualmente pela retirada das colônias judaicas da faixa de Gaza.

Locais atingidos

Um comunicado divulgado nesta sexta-feira pelo governo jordaniano afirma que os mísseis atingiram Ácaba às 8h30 (02h30 de Brasília). Um deles caiu em um depósito militar sobre o cais, provocando a morte de um soldado jordaniano, Ahmad Saleh al Najdawy, e ferindo outro.

"Um segundo foguete caiu perto do hospital militar (Haya). O terceiro caiu em Eliat, Israel", acrescenta a nota.

Testemunhas disseram ter visto que um dos mísseis tinha caído perto de um navio militar americano atracado no porto jordaniano há uma semana, embora não o tenha atingido.

A Marinha americana informou que um dois mísseis quase atingiu o USS Ashland, um navio usado para transportar marines (fuzileiros navais) em ofensivas realizadas por terra, que está no porto de Ácaba junto a outra embarcação americana.

"Eu posso confirmar que um foguete voou sobre o USS Ashland e atingiu o telhado de um depósito. Nenhum marine ou marinheiro ficou ferido", informou o comandante Jeff Breslau.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Jordânia
  • Leia o que já foi publicado sobre mísseis Katyusha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página