Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2000 - 03h53

Maioria quer novas eleições, sem Fujimori

Publicidade

das agências internacionais

A maioria dos peruanos quer novas eleições sem a participação de Alberto Fujimori, revelou ontem uma pesquisa de opinião. No mesmo dia, a organização não-governamental Human Rights Watch afirmou que não haverá uma transição democrática se o presidente do Peru continuar no poder.

A sondagem, realizada pelo instituto Apoyo em Lima, aponta que 75% apóiam a convocação de novas eleições e 64% aprovam o anúncio de Fujimori de que não concorrerá.

A pesquisa mostrou que 85% querem que Vladimiro Montesinos seja processado e impedido de deixar o país.

Quanto à data das novas eleições, 39% afirmaram que deveriam ocorrer em três meses, 34% disseram que seriam em seis meses. O prazo de um ano foi dado por 21%, e 6% não responderam.

Novas autoridades eleitorais foram exigidas por 81%, e 44% disseram que o candidato governista poderia ser o vice de Fujimori, Francisco Tudela. O candidato da oposição mais mencionado foi Fernando Olivera, líder do grupo que revelou o vídeo do suposto suborno.

"Fujimori não deve permanecer no poder nem mais um dia", disse a Human Rights Watch, que chama a atenção para a sua influência até sobre o Judiciário.

Leia mais notícias internacionais na Folha Online

Leia o texto do colunista Marcio Aith Fujimori jogou a toalha...na cabeça de FHC

Clique aqui para ler mais informações sobre o governo Fujimori na Folha Online.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página