Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2005 - 19h57

Suposto envolvimento com jovem faz bispo argentino renunciar

Publicidade

da Folha Online

Um vídeo que supostamente mostra uma relação íntima do bispo argentino de Santiago del Estero, o monsenhor Juan Carlos Maccarone, 64, com um jovem de 23 anos, provocou a renúncia do religioso e instalou um novo escândalo sexual envolvendo a Igreja Católica na Argentina, segundo o site do jornal argentino "Clarín" deste domingo.

EFE
Renúncia de Maccarone após acusações causa surpresa
De acordo com o jornal, a fita foi entregue a autoridades eclesiásticas que, ao reportarem a existência do vídeo ao bispo, receberam imediatamente sua carta de renúncia. O "Clarín" também aventa a possibilidade de que a entrega do vídeo é uma espécie de "vingança política", mas ainda não há informações sobre quem teria entregue a fita.

O papa Bento 16 aceitou imediatamente o pedido de renúncia de Maccarone. Essa informação foi divulgada na sexta-feira (19) pela Nunciatura Apostólica (Embaixada do Vaticano) na Argentina.

No comunicado do órgão da igreja, foi citado um artigo do Código de Direito Canônico que diz que "se pede encarecidamente a um bispo que apresente a renúncia de seu ofício se, por doença ou outra razão grave, seja diminuída sua capacidade de desempenhar a função".

De acordo com informações obtidas pelo jornal, a relação do bispo com o jovem --que ainda não foi identificado-- já teria dois anos. Amigos do bispo disseram, entretanto, que o rapaz foi pago para provocar uma situação de "intimidade" com o religioso.

Surpresa

A demissão do bispo causou surpresa por ele estar ainda distante da idade de 75 anos-- quando todos os bispos devem apresentar sua renúncia, segundo as regras da igreja. O "Clarín" informa que não há informações sobre qualquer problema de saúde que tenha sido apresentado pelo religioso.

Maccarone é considerado um homem de grande capacidade intelectual, e que provoca em seus colaboradores "admiração e afeto".

O jornal argentino também cita a "velocidade" com que foi resolvida a questão, em dias, apesar da presença do papa na Alemanha --o que não foi um "entrave" para uma resposta rápida de Bento 16-- que nos últimos quatro dias, participou das Jornadas Mundiais da Juventude

O posto de Maccarone será ocupado interinamente pelo monsenhor Luis Villalba, até que se nomeie um sucessor para o religioso.

Até o momento, a Conferência Episcopal da Argentina não emitiu qualquer opinião a respeito do assunto.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre escândalos sexuais envolvendo a igreja
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página