Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2005 - 18h47

Explosão de bomba fere ao menos quatro no Líbano

Publicidade

da Folha Online

Uma bomba explodiu em uma área cristã do norte de Beirute (capital), no Líbano, nesta segunda-feira, ferindo ao menos quatro pessoas, segundo fontes da segurança libanesa e da Cruz Vermelha.

O explosivo --colocado em uma sacola plástica e deixada do lado de fora de um centro comercial na região de Zalka-- destruiu as paredes de um edifício e cobriu a região de escombros, pedaços de metal e vidro.

O artefato pesava apenas 5 quilos, segundo fontes da segurança libanesa, mas causou pânico entre as pessoas que estavam na região da explosão.

"Nós estávamos sentados em um café quando de repente um vidro se rompeu sobre nós", afirmou Georges Yazbeck, que testemunhou a explosão. "Nós não sabíamos o que estava acontecendo".

"Eu estava sentada na varanda com meus filhos quando vimos um flash de luz e ouvimos um forte barulho" , afirmou Fadi Yacoub, outra testemunha. "As crianças começaram a gritar e ficamos cobertos de poeira e pedaços de vidro".

Equipes recolhiam os escombros do centro comercial, que reúne um hotel, cafés e lojas. Quatro pessoas foram atendidas no local com ferimentos, de acordo com informações de funcionários da Cruz Vermelha. Não ficou claro quem seria o alvo da explosão.

Atentados

Uma série de atentados atingiu o Líbano desde fevereiro último, quando o ex-premiê, Rafik al Hariri, foi assassinado, também em uma explosão.Os libaneses responsabilizaram a Síria pelo ato, mas Damasco negou sua participação.

Cinco bombas mataram ao menos quatro pessoas e feriram outras 50 em áreas cristãs desde a morte de Al Hariri --que levou o Líbano à maior crise política desde a guerra civil (1975-1990).

A Síria retirou suas tropas do Líbano no final de abril último, sob pressão da comunidade internacional e grandes protestos da população libanesa, causados pela morte de Hariri

Uma equipe da ONU (Organização das Nações Unidas) que investiga a morte de Hariri pediu uma extensão em seu mandato.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões no Líbano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página