Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2005 - 05h27

Após retirada, ANP vai investir U$ 500 milhões em projetos em Gaza

Publicidade

da EFE, em Gaza

A Autoridade Nacional Palestina (ANP) irá investir U$ 500 milhões para financiar 30 projetos de obras em Gaza, após o desmantelamento dos assentamentos judaicos, informou nesta terça-feira o ministro palestino para Assuntos Civis, Mohammed Dahlan.

As obras começarão depois de o Exército israelense completar a retirada do território ocupado de Gaza, provavelmente dentro de seis semanas, após o despejo dos 21 assentamentos judaicos, operação que concluiu nesta segunda-feira, com o de Netzarim.

O coronel Dahlan, um dos principais negociadores palestinos com representantes do governo israelense para coordenar a retirada, disse aos jornalistas que todas as obras previstas são de infra-estrutura.

Os fundos serão transferidos ao governo do presidente Mahmoud Abbas pelos países doadores da autonomia palestina em Gaza e Cisjordânia, liderados por União Européia (UE), Estados Unidos, Japão e Canadá.

Entre as obras, indicou, figura a construção do porto de Gaza sobre o Mar Mediterrâneo, e a reabilitação do aeroporto internacional "Yasser Arafat", atacado pelo Exército e pela aviação israelense durante a "Intifada da Mesquita de al Aqsa", que completa cinco anos em setembro.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre a retirada de Gaza
  • Leia o que já foi publicado sobre o plano de retirada
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página