Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2005 - 12h02

Katrina se converte em tempestade tropical e causa alerta na Flórida

Publicidade

da Folha Online

Uma nova tempestade tropical --chamada pelos meteorologistas de Katrina-- se formou nesta quarta-feira nas Bahamas, ameaçando a costa da Flórida com ventos que podem chegar a 120 km/h, informou o Central Nacional de Furacões, em Miami.

Uma extensão de 320 quilômetros da região leste da costa da Flórida, até o norte, está sob o alerta de uma tempestade tropical. De acordo com meteorologistas, a tempestade deve cruzar o Estado e causar enchentes e fortes chuvas, antes de se dirigir para o golfo do México.

De acordo com o centro nacional, os ventos do Katrina aumentaram de velocidade rapidamente, e já chegam a 65 km/h --o que faz eleva a formação à categoria de tempestade. Seu centro está localizado a 400 quilômetros do leste da Flórida.

A tempestade se move para nordeste a uma velocidade de 13 km/h, e pode atingir a categoria de furacão, com ventos que ultrapassam os 120 km/h.

No início deste ano, a Flórida foi atingida pela tempestade tropical Cindy e pelo furacão Dennis. No ano passado, outros quatro furacões atingiram a região, causando prejuízos que ultrapassam o valor de US$ 23 bilhões.

O Katrina é a décima primeira tempestade tropical a se formar neste ano, durante a estação de furacões do Atlântico, que começou em 1º de junho passado, e termina em 30 de novembro próximo.

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre furacões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página