Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2005 - 14h11

Delegação do Brasil em Londres exige culpado pela morte de Jean

Publicidade

da Folha Online

A delegação do governo do Brasil enviada a Londres para esclarecer a morte de Jean Charles de Menezes afirmou nesta quarta-feira que "alguém deve ser considerado culpado" pelo assassinato do brasileiro.

"Um cidadão brasileiro foi morto, e nós acreditamos que alguém tem de ser considerado culpado por isso", disse Manoel Gomes Pereira, diretor das Comunidades Brasileiras no Exterior do Itamaraty, durante entrevista coletiva oferecida na embaixada brasileira em Londres.

O diplomata deu detalhes das reuniões que teve nesta quarta-feira com a Procuradoria britânica e a Comissão independente que investiga a morte de Menezes.

"Achamos que chegamos a uma situação na qual o governo do Brasil merece algumas respostas", disse Pereira.

Jean Charles, 27, foi assassinado no último dia 22 de julho, na estação de metrô de Stockwell, sul de Londres. O brasileiro foi morto com sete tiros na nuca e um no ombro, disparados pelo polícia britânica, que o confundiu com um terrorista.

Nesta terça-feira, Pereira afirmou não acreditar que a polícia britânica tentou encobrir os erros que levaram à morte do brasileiro. "Neste ponto das investigações nós não temos nenhuma razão para acreditar nisso", disse.

O embaixador disse também que ficou "perplexo" com as informações divulgadas por uma rede de TV britânica sobre as circunstâncias da morte do brasileiro na semana passada que contradizem o que foi dito anteriormente pela polícia britânica sobre o ocorrido.

Márcio Pereira Pinto Garcia, diretor-adjunto do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça, e Wagner Gonçalves, subprocurador-geral da República e corregedor-geral do Ministério Público Federal, chegaram a Londres nesta segunda-feira e terão uma série de encontros com autoridades da polícia de Londres com intuito de esclarecer as circunstâncias da morte do brasileiro.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre Jean Charles de Menezes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página