Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2005 - 17h06

Abbas pede que Bento 16 visite palestinos, diz revista italiana

Publicidade

da Folha Online

O líder palestino, Mahmoud Abbas, fez um apelo ao papa Bento 16 para que faça uma visita ao povo palestino, de acordo com uma revista italiana que trata de assuntos religiosos.

Em entrevista à revista mensal "30 Giorni", Abbas pediu que Bento 16 "use toda sua força e a importância moral e espiritual da Igreja Católica para dar fim ao sofrimento do povo palestino e garantir seu direito legítimo de criar um Estado independente com Jerusalém como capital".

A "30 Giorni" é dirigida por Giulio Andreotti, ex-premiê cristão-democrata e cujas coalizões são simpatizantes à causa palestina.

Os palestinos esperam que a retirada israelense da faixa de Gaza e de quatro assentamentos da Cisjordânia -- completada por Israel nesta terça-feira-- seja um primeiro passo para as negociações da criação de um Estado independente.

Controle

Após a desocupação, todo o território de Gaza ficará sob o controle da Autoridade Nacional Palestina (ANP), apesar do fato de que Israel poderá manter o controle sobre o espaço aéreo e passagens marítimas da região.

Diferentemente de Gaza, as tropas israelenses vão permanecer nos quatro assentamentos desocupados da Cisjordânia, devido a presença de ativistas judeus na região.

Como parte do plano de retirada de Gaza, Israel e Egito finalizaram um acordo que vai permitir que o Exército egípcio substitua o israelense em toda a fronteira egípcia com a faixa de Gaza.

Ao menos 750 egípcios vão vigiar a fronteira, em especial a rota da Filadélfia, uma passagem de 14 quilômetros próximo ao assentamento palestino de Rafah, onde há túneis subterrâneos usados por grupos extremistas palestinos para o contrabando de armas.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Mahmoud Abbas
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa Bento 16
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página