Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2005 - 08h51

Bush pede que xiitas cedam e terminem Constituição no Iraque

Publicidade

da Folha Online

O presidente George W. Bush pediu nesta sexta-feira a líderes políticos xiitas que façam "concessões" aos sunitas em dois pontos da Constituição iraquiana: o federalismo e a permanência do antigo partido sunita do ex-ditador Saddam Hussein, o Baath, no poder.

Bush telefonou "pessoalmente" ao líder xiita Abdul Aziz al Hakim, e pediu a ele para fazer mudanças nos artigos do documento que tratam da "erradicação" do Baath, sobre o qual a ditadura de Saddam se apoiava. Sunitas dizem que não aceitarão o artigo, e também rejeitam o federalismo.

Os sunitas --que apesar de serem minoria no país, dominaram o Iraque durante a época em que Saddam esteve no poder (1979-2003)-- se opõem ao federalismo porque eles podem ficar sem controle sobre as reservas de petróleo no Iraque, que não estão localizadas nas Províncias em que são maioria.

Ali al Deeb, membro xiita do comitê da Constituição, afirmou que funcionários da diplomacia americana também "apelaram" para o aiatolá Ali al Sistani (que é também xiita), para resolver a disputa sobre o documento.

Nesta quinta-feira, autoridades iraquianas anunciaram, pela terceira, o adiamento da entrega da Constituição, que deveria estar pronta desde o último 15 de agosto, para que o país consiga concluir o calendário imposto pela ONU, que regula o processo de abertura democrática no Iraque.

Negociadores xiitas concordaram em "estudar" as mudanças solicitadas por Bush nesta sexta-feira, depois que o líder do Parlamento, Hajim al Hassani, anunciou que a comissão de criação da Constituição iria novamente tentar obter o consenso geral --necessário para a aprovação do documento.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a Constituição iraquiana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página