Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2005 - 17h58

Sunitas rejeitam proposta de xiitas para Constituição iraquiana

Publicidade

da Folha Online

Um líder sunita afirmou nesta sexta-feira na televisão que não há acordo sobre a Constituição iraquiana e fez um apelo para que a população rejeite a Carta no referendo de 15 de outubro.

Saleh al Mutlaq fez as declarações na rede de televisão Al Jazeera [Qatar], depois que os sunitas estudaram as propostas oferecidas pelos xiitas a respeito do federalismo e da citação na Carta de membros do Baath--partido ligado ao regime do ex-ditador Saddam Hussein.

"A questão do federalismo foi colocada à mesa" afirmou Al Mutlaq. "O povo iraquiano tem que dar sua palavra e rejeitar a Constituição, porque ela é o início da divisão e da criação de distúrbios no país", afirmou.

Questionado a respeito das ofertas xiitas, ele respondeu: "Ainda estamos longe do que precisamos, do que o povo iraquiano precisa".

Um negociador xiita, Khaled al Attiyah, afirmou que um consenso foi alcançado e que a Carta e uma versão com emendas seria enviada ao Parlamento neste sábado. Questionado a respeito, Al Mutlaq respondeu, simplesmente: "Deixe-os fazer isso."

O comentário sugere que os xiitas e seus aliados curdos poderiam estar preparados para enviar o documento à assembléia sem a aprovação dos sunitas.

O porta-voz do governo iraquiano, Laith Kubba, afirmou que os diálogos chegaram o fim. "Este é o fim da estrada", afirmou Kubba à rede de TV Al Arabiya. "No final, levaremos esta Constituição para o povo iraquiano votar".

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a Constituição iraquiana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página