Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2005 - 13h52

Presidente dos EUA elogia projeto de Constituição do Iraque

Publicidade

da Folha Online

O presidente dos EUA, George W. Bush, elogiou neste domingo a entrega ao Parlamento iraquiano do texto do projeto de Constituição do Iraque, que disse ser uma "inspiração" para os defensores da democracia.

"Este é um momento do qual os iraquianos e o resto do mundo podem se orgulhar", disse Bush em seu rancho, na cidade de Crawford, no Estado do Texas (sul dos EUA).

O presidente Bush disse ainda que o povo iraquiano irá trabalhar em conjunto em nome da nova Constituição, apesar do insucesso em preparar um esboço que contasse com o apoio de todos os grupos étnicos e políticos do país.

"É claro que há desacordos (...) Estamos assistindo um processo político de desdobrar", disse Bush.

O embaixador americano no Iraque, Zalmay Khalilzad, disse que "nem todos amam todos os artigos deste documento, nem todos estão totalmente satisfeitos, mas há o suficiente nessa Constituição para atender as necessidades básicas de todas as comunidades e para o Iraque seguir em frente".

O projeto de texto constitucional que foi apresentado hoje ao Parlamento do Iraque, apesar da discordância dos sunitas quanto ao federalismo xiita nas províncias do sul do país e das exigências de que o Islã seja a fonte principal das leis e de que o texto constitucional ressalte a identidade árabe do Iraque.

A oposição dos sunitas ao federalismo se deve ao temor de perder controle sobre as reservas de petróleo no Iraque, que se localizam justamente nas áreas em que a maioria da população é formada pelos rivais xiitas e curdos.

O presidente iraquiano, Jalal Talabani, pediu neste domingo ao povo iraquiano que apóie o projeto de Constituição. "Esperamos que essa Constituição seja aceita por todos os iraquianos e que ela seja a favor de todos. Estamos otimistas (...) É claro que não há livro que seja perfeito e que não possa ser reformado, à exceção do sagrado Corão", disse Talabani.

Talabani afirmou ainda que o texto do projeto constitucional será submetido a referendo popular no dia 15 de outubro. "A Constituição está pronta a partir de agora e será submetida ao povo iraquiano, que é conhecido por sua inteligência e se pronunciará sobre ela", disse.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a Constituição iraquiana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página