Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2005 - 09h43

Governo de Israel transfere túmulos de judeus de Gaza

Publicidade

da Folha Online

As famílias das 48 pessoas enterradas no cemitério de Neve Dekalim, na faixa de Gaza, alcançaram um acordo com o governo de Israel para transferir os túmulos de seus parentes para o país após a retirada. Israel já retirou túmulos de outros lugares da região de Gaza.

Com o pacto firmado entre o gabinete do premiê Ariel Sharon e o advogado das famílias, uma audiência na Justiça israelense foi cancelada, após o Estado aceitar todas as condições pedidas.

Segundo o acordo, as famílias informarão às Forças de Defesa de Israel onde pretendem enterrar seus parentes. Os militares serão responsáveis pela transferência dos túmulos do assentamento de Gush Katif, com exceção de 16 sepulturas que já foram levadas para o monte das Oliveiras. A procissão do funeral será feita na próxima quinta-feira (1º).

Autoridade responsáveis pela desocupação levaram o restante dos túmulos de Gaza para as regiões de Moshav Mavkiim, Nitzan, entre outros.

O Estado concordou com pagar as despesas das viagens dos parentes de primeiro grau dos mortos e também ficou responsável pelas novas sepulturas.

Com agências internacionais


Especial
  • Leia cobertura completa sobre a retirada de Gaza
  • Leia o que já foi publicado sobre o plano de retirada
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página