Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2005 - 12h06

Brasileira que fugiu de furacão nos EUA teme saques após tragédia

Publicidade

SHIN OLIVA SUZUKI
da Folha Online

A brasileira Angela Rodriguez Mooney, 26, que mora em Nova Orleans há três anos e é casada com um americano, disse à Folha Online, por telefone, que está com medo de voltar para sua casa por causa dos relatos sobre violência e saques que estão ocorrendo na cidade após a passagem do furacão Katrina.

A cidade de Nova Orleans, no Estado da Louisiana, foi atingida por apagões e enchentes com a passagem do furacão. Cerca de 80% da população da cidade [485 mil pessoas, aproximadamente] teve de deixar suas casas e se dirigir a cidades vizinhas.

Ela diz que recebeu informações de que algumas pessoas que decidiram permanecer em Nova Orleans estão aproveitando o clima de "cidade sem lei" para cometer furtos em supermercados, caixas eletrônicos e outras lojas.

Arquivo pessoal
Angela Mooney, que fugiu do furacão Katrina
Angela saiu de Nova Orleans no último sábado (27), à tarde, antes de o prefeito da cidade, Ray Nagin, dar a ordem oficial para que a população deixasse suas casas. "Quando eu saí, não havia trânsito porque já estava em vigor uma operação em que só funcionava um sentido para o tráfego dos carros", diz.

Ela se dirigiu com seu marido, David Mooney, à cidade de Columbus, no Estado do Mississippi, em uma região que não está sendo fortemente atingida pelo Katrina. Ela está na casa de conhecidos, a cerca de 650 km de Nova Orleans. "Tivemos sorte, porque muitos hotéis da cidade e de Baton Rouge [onde boa parte dos moradores de Nova Orleans se dirigiram] já estavam lotados.

Seguro

Em Columbus, Angela diz que o tempo é chuvoso, com algumas árvores derrubadas pelo vento nas ruas, mas diz que o clima é de calma.

A brasileira fez, no ano passado, um seguro de sua casa, mas revelou preocupação quanto ao seu estado. "Fiquei preocupada porque há um pinheiro perto da nossa residência, que pode tê-la atingido."

Até o momento, a brasileira não sabe em que estado ficou sua casa após a passagem do furacão, pois seus vizinhos e amigos também tiveram de deixar suas casas.

A Prefeitura de Nova Orleans só irá permitir a volta para a cidade a partir da próxima segunda-feira.

Leia mais
  • Passagem do Katrina pelos EUA mata 65 pessoas
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões podem causar destruição completa por onde passam

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Katrina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página