Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2005 - 15h46

Colômbia diminui área de plantação ilegal de coca pela metade

Publicidade

da Folha Online

A área de cultivos ilegais de cocaína na Colômbia foi reduzida em mais da metade, ao passar de 180 mil hectares para 80 mil hectares em cinco anos, afirmou o delegado do Escritório da Organização das Nações Unidas contra a Droga e o Delito.

Sandro Calvani, que é representante do órgão em Bogotá, participou da reunião do Comitê Andino para o Desenvolvimento Alternativo, que aconteceu em Cartagena, norte da Colômbia.

Ele afirmou que a redução das plantações de coca utilizada para produzir cocaína demonstra a eficácia dos programas de eliminação de cultivos ilícitos.

A diminuição foi constatada com base em medições que a ONU realiza por meio de satélites, em que o grau de precisão é muito grande.

Calvani refutou publicações internacionais que afirmam que a guerra contra a droga está sendo perdida. "O que falta à Colômbia é trabalhar uma agressiva campanha publicitária para que essas cifras e o trabalho que se está fazendo possam ser conhecidos na comunidade internacional."

Ele elogiou os programas de "desenvolvimento alternativo" em que os camponeses das zonas cocaleiras abandonam as plantações de coca e cultivam produtos legais, como palmitos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o cultivo de coca
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página