Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2005 - 12h31

Putin diz que não pode garantir a segurança dos cidadãos russos

Publicidade

da EFE, em Moscou

O presidente russo, Vladimir Putin, admitiu nesta sexta-feira que "atualmente a Rússia não pode garantir plenamente a segurança de seus cidadãos" contra ataques terroristas. A declaração foi feita em reunião com representantes dos familiares das vítimas do massacre de Beslan --quando terroristas invadiram uma escola e mataram 331 pessoas.

"Lamentavelmente, isto se refere não só a nosso Estado", disse o chefe do Kremlin, ao lembrar os ataques terroristas perpetrados nos Estados Unidos, na Espanha e no reino Unido.

Sobre o 11 de Setembro, nos EUA, Putin disse que "as forças da ordem e os serviços secretos não conseguiram evitar um terrível atentado, que deixou milhares de mortos".

"Potentes estados desenvolvidos, com economia e serviços secretos eficazes, não conseguem hoje evitar os atos terroristas. Para que falar, então, de nosso país, que sofreu enormes perdas na economia e na previdência social após a desintegração da União Soviética?", questionou o chefe do Estado russo.

Ele acrescentou que na primeira metade da década de 1990, em conseqüência dos graves eventos na Tchetchênia, as Forças Armadas e os serviços secretos da Rússia "viviam na ruína".

Vestido de luto, assim como seus convidados, Putin também deu explicações pela demora em se reunir com os sobreviventes e familiares das vítimas.

"Queria que fossem reunidos dados objetivos suficientes sobre a investigação", disse.

Imagens do começo da reunião no Kremlin foram difundidas pela televisão estatal.

"Estou disposto a responder todas as perguntas", disse o presidente russo.

Esta é a primeira reunião de Putin com sobreviventes e parentes das vítimas desde a noite de 4 de setembro de 2004, quando o presidente visitou Beslan em segredo e foi ao hospital dessa cidade atacada por um comando terrorista tchetcheno.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Beslan
  • Veja galeria de imagens um ano após a tragédia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página