Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2005 - 08h40

Retirada militar israelense de Gaza será concluída no dia 15

Publicidade

da Folha Online

A retirada do exército israelense da Faixa de Gaza e do norte da Cisjordânia será concluída no próximo dia 15, anunciou neste sábado o general Eran Ofir, chefe do serviço de logística. A previsão anteiores era de que as tropas fossem retiradas a partir do dia 15.

"Acredito que teremos concluído a operação de transferência de todas as instalações militares da Faixa de Gaza e do norte da Cisjordânia no dia 15", disse o general à rádio pública. Segundo ele, "mais de 90% das instalações que havia nos 25 campos militares da Faixa de Gaza e cinco do norte da Cisjordânia já foram desmanteladas".

A retirada dos 8 mil colonos israelenses que moravam nos assentamentos da Faixa de Gaza, e de centenas de outros israelenses instalados em quatro pequenas colônias do norte da Cisjordânia, foi concluída no último dia 22 de agosto, com várias semanas de antecedência em relação ao calendário previsto.

Demolição

O governo de Israel terminou nesta quinta-feira a demolição das colônias na faixa de Gaza após a desocupação feita na região, informou o ministro da Defesa do país.

Os israelenses firmaram um acordo com os palestinos em que as casas dentro dos assentamentos seriam demolidas. Edifícios públicos e sinagogas ainda serão removidos.

A demolição era um dos pontos essenciais do acordo com os assentados, que diziam não aceitar ver um palestino ocupando suas antigas residências.

Com informações da France Presse

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre a retirada de Gaza e da Cisjordânia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página