Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2005 - 16h51

Após visita a hospital, premiê francês diz que Chirac passa bem

Publicidade

da Folha Online

Após visitar o presidente francês Jacques Chirac, 72 --que foi internado na noite desta sexta-feira em Paris devido a um acidente vascular cerebral-- o primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin, afirmou que o presidente passa bem.

"Ele está bem e não vê a hora de deixar o hospital", afirmou Villepin aos repórteres após à visita.

Segundo informações oficiais divulgadas neste sábado, Chirac sofreu um "pequeno acidente vascular cerebral (AVC)" que afetou sua visão. Ele está no hospital militar parisiense de Val de Grace e, segundo fontes médicas, deve permanecer hospitalizado por uma semana.

No sul da França, a ministra da Defesa, Michele Alliot-Marie, afirmou que "não está preocupada". "O presidente foi internado para passar por exames devido a problemas circulatórios em um dos olhos", afirmou.

Compromissos

Segundo fontes do governo, vários compromissos que deveriam ser cumpridos pelo presidente na próxima semana devem ser cancelados.

A agenda de Chirac incluía uma visita a Alemanha na terça-feira (6), onde se reuniria com o chanceler alemão, Gerhard Schröder. Na sexta-feira (9), Chirac deveria almoçar com o príncipe Albert 2º, de Mônaco.

AP Photo
Chirac, 72, está no hospital militar de Val de Grace
Chirac, 72, está no hospital militar de Val de Grace
Villepin deve presidir no lugar de Chirac, na próxima quarta-feira (7), uma reunião de gabinete no palácio presidencial.

Em um comunicado, Schröder --amigo de longa data de Chirac-- desejou uma rápida recuperação ao líder francês, dizendo que a notícia de sua hospitalização tinha o tinha "preocupado muito."

"Eu espero que você possa retomar logo suas atividades no governo e que possamos realizar nossa reunião o mais rápido possível", escreveu Scröder, em uma carta endereçada ao "Querido senhor presidente, querido Jacques."

Popularidade

O incidente acontece após a divulgação de recentes pesquisas que apontam que a popularidade de Chirac entre os franceses é a mais baixa de todo o seu mandato.

Em um referendo realizado em maio deste ano, a maioria da população rejeitou a Constituição Européia, largamente defendida por Chirac.

A França também tenta uma reaproximação dos Estados Unidos. A relação ficou estremecida depois que Chirac liderou a oposição internacional à Guerra do Iraque.

Segundo Villepin, na manhã deste sábado, ele e Chirac conversaram por telefone sobre a ajuda que a França enviará às vítimas do furacão Katrina, que devastou o sul dos EUA.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Jacques Chirac é internado em Paris após sofrer derrame

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Jacques Chirac
  • Leia o que já foi publicado sobre Dominique de Villepin
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página