Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2005 - 21h49

Novos furacões podem atingir Nova Orleans, dizem especialistas

Publicidade

da Folha Online

Katrina pode parecer o pior dos furacões mas, segundo especialistas, há uma grande possibilidade de que outra tempestade de grande proporção atinja Nova Orleans --ou outro local em um raio de 320 km na costa devastada pelo Katrina-- nas próximas semanas.

"Nós ainda não estamos no topo", afirma Susan Cutter, diretora do Laboratório de Pesquisas de Desatres Nacionais da Universidade da Carolina do Sul. "Nós ainda nem chegamos ao ápice da temporada de furacões."

Um relatório divulgado nesta sexta-feira (2) por meteorologistas da Universidade do Colorado indica que podem ocorrer outros seis furacões até 30 de novembro --data oficial do término da temporada. De acordo com o estudo, três deles devem ser de categoria 3 ou maior.

"A expectativa é que, quando a temporada de furacões de 2005 chegar ao fim, teremos uma atividade de ciclones tropicais em níveis recorde", escreveram os meteorologistas do Colorado no relatório.

A temporada deste ano já teve quatro furacões -- Katrina, Irene, Emily e Dennis, um furacão categoria 3 que causou mais de US$ 1 bilhão em prejuízos na Flórida em julho. Além disso, houve nove tempestades tropicais.

Ameaças

Segundo os meteorologistas, nenhuma tempestade de grande proporção ameaça a costa do Estados Unidos atualmente. O último relato mencionado pelo Serviço Nacional de Meteorologia foi a tempestade tropical Maria.

"Maria pode se aproximar de um furacão neste domingo", afirmou Jack Beven, meteorologista do Centro Nacional de Furacões [NHC, na sigla em inglês], em Miami. No entanto, a tempestade não deve atingir os EUA.

O número e a intensidade dos furacões são bastante determinados pela temperatura das águas no mar da região. Neste ano, as águas do Atlântico tropical, do Caribe e do Golfo do México estão mais quentes do que nunca estiveram em anos anteriores, segundo os especialistas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Erramos: Novos furacões podem atingir Nova Orleans, dizem especialistas
  • Soldados terão atuação limitada em áreas afetadas pelo Katrina
  • Vítimas do Katrina dizem que não pretendem voltar para Nova Orleans

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  • Envie mensagens a brasileiros que vivem nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Katrina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página