Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2005 - 09h44

Deputado britânico se unirá a Jane Fonda em campanha anti-Bush

Publicidade

da EFE, em Londres

O polêmico deputado britânico George Galloway se unirá, neste mês, à atriz de Hollywood e militante pacifista Jane Fonda em uma campanha nos EUA contra o presidente George W. Bush e a guerra do Iraque.

Galloway, inimigo do primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, a quem acusa de ter "as mãos manchadas de sangue" pela guerra do Iraque, quer aproveitar as dificuldades atuais do presidente americano, informa hoje o "The Sunday Times".

Após a desastrosa resposta das autoridades americanas ao furacão Katrina, que assolou a região de Nova Orleans, a esquerda pacifista dos EUA se apressou em dizer que a Guarda Nacional da Louisiana, muitos de cujos oficiais estão no Iraque, preferiria ajudar seus concidadãos a lutar contra os iraquianos.

Jane Fonda, veterana dos protestos pacifistas desde a guerra do Vietnã, intervirá junto ao deputado britânico de origem escocesa em dois atos que ocorrerão nas cidades americanas de Madison (Wisconsin) e Chicago (Illinois).

Fonda foi convencida para que se unisse a Gallowway por sua amiga Eve Ensler, autora da famosa obra de teatro "Monólogos da Vagina".

A atriz se sentiu, além disso, impressionada com a valente intervenção do deputado Galloway em seu recente testemunho ante um comitê do Senado americano que investiga as irregularidades cometidas no programa da ONU Petróleo por Comida.

Galloway não só rejeitou as acusações de ter sido subornado com bônus de petróleo por Saddam Hussein por seu apoio ao Iraque, mas disse que tinha se reunido com o presidente iraquiano o mesmo número de vezes que o secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld.

"A única diferença, disse, é que Rumsfeld o fez para vender armas a Saddam", e ele o tinha feito para tentar terminar com as sanções, o sofrimento e a guerra.

Os organizadores da turnê de Jane Fonda e George Galloway confiam no poder de convencimento do ator Sean Penn, conhecido por sua oposição à guerra do Iraque. A viagem de Galloway começará em Boston em 13 de setembro e terminará na capital americana em 24 do mesmo mês.

O deputado, 51, que, após abandonar as filas trabalhistas, criou seu próprio partido, chamado Respect, se confessa admirador dos filmes da atriz. Fonda, 67, redescobriu seu velho radicalismo dos tempos do Vietnã e começou a atacar George W. Bush por causa da guerra do Iraque.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Jane Fonda
  • Leia o que já foi publicado sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página