Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2005 - 17h20

Alemanha bane organizações por suposta ajuda a grupos extremistas

Publicidade

da Folha Online

A Alemanha baniu uma organização que supostamente levantava fundos para o grupo extremista palestino Hamas, além de ser suspeita de fazer propaganda para um grupo rebelde curdo.

Segundo o Ministério do Interior, as medidas foram tomadas com base em leis elaboradas após o ataque terrorista de 11 de Setembro contra os EUA, que permitem que o governo torne ilegais organizações extremistas.

A Yatim Kinderhilfe [Yatim de Ajuda para as Crianças] foi banida por supostamente levantar fundos para a Al Aqsa --banida na Alemanha há três anos por apoiar o terrorismo e coletar doações que seriam repassadas pelo Hamas a famílias de suicidas.

O líder do grupo negou o elo com o Hamas, afirmando que a atuação da organização é apenas prover comida e remédios aos necessitados.

O ministro do Interior alemão, Otto Schily, afirmou que as atividades sociais e terroristas do Hamas não podem ser separadas.

A Yatim Kinderhilfe "apoia um grupo que, por meio do uso da violência, trabalha diametralmente contra a comunicação pacífica entre Israel e o povo palestino", disse Schily em um comunicado.

Curdos

O grupo Imprensa E. Xani e Editora GmbH --responsável pela publicação do jornal "Ozgur Politika", escrito em turco, também foi banido pelo Ministério e descrito por Schily como canal de divulgação "do banido Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK)".

O separatista PKK --que é considerado um grupo terrorista pela Turquia, pelos Estados Unidos e pela União Européia (UE), realizou vários ataques que deixaram vítimas na Turquia desde que se transformou em grupo armado, em 1984. Segundo Schily, embora a liberdade de imprensa seja importante, o jornal era ligado ao PKK e fazia parte de suas operações.

"Considerando a renovada escalada nos ataques e combates na Turquia, estou determinado a não tolerar esta organização já que, embora o PKK já tenha sido banido há vários anos, este grupo pode continuar a espalhar sua propaganda na Alemanha", afirmou.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Hamas
  • Leia o que já foi publicado sobre o PKK
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página