Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2005 - 17h46

Terrorista jordaniano no Iraque acusa líderes sauditas em gravação

Publicidade

da Folha Online

O líder da rede terrorista Al Qaeda no Iraque, Abu Musab al Zarqawi, acusou os líderes da Arábia Saudita de permitirem que o Ocidente saqueie as riquezas do país islâmico, de acordo com uma gravação divulgada na internet nesta terça-feira e atribuída ao terrorista jordaniano.

"Os tiranos [sauditas] são traidores da nação e do islã, que fizeram guerra contra os 'mujahideen' e permitiram que os Cruzados entrassem na península do profeta Maomé para saquear e disseminar a corrupção", afirmou a voz supostamente atribuída a Al Zarqawi na gravação, divulgada em um site islâmico.

"Pelo que vimos da ação destes tiranos, seu governo não tem legitimidade", afirmou o interlocutor na fita. Na gravação --que tem mais de uma hora de duração-- Al Zarqawi se refere à morte do líder do braço da Al Qaeda na Arábia Saudita, Saleh al Awfi, que foi assassinado por membros da segurança saudita em 18 de agosto, na cidade de Medina.

O interlocutor ainda fez críticas às mudanças empreendidas no sistema educacional de países muçulmanos, dizendo que elas contrariam o islã. Aparentemente, ele se referia às reformas realizadas após os ataques terroristas de 11 de Setembro, devido a intensas críticas dos EUA.

O sistema de educação na Arábia Saudita e em outros países foi intensamente criticado por países ocidentais e acusado de promover o ódio aos não-muçulmanos e a violência contra o Ocidente.

Muitos árabes e muçulmanos acreditam que a política americana no Oriente Médio contraria o islã e infringe suas independência.

Com agências internacionais

Leia mais
class="jumpline">Especial

  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre Saddam Hussein
  • Leia o que já foi publicado sobre Jalal Talabani
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página